domingo, 1 de julho de 2012

A Luteína e você...!

Há algum tempo, nos congressos de Dermatologia, os nutracêuticos ou nutricosméticos ( como queiram...) têm sido abordados como o "pulo do gato" no quesito prevenção do envelhecimento e dos danos solares.
Mais recentemente, (pausa ...ATENTEM PARA ESTE NOME, vocês vão ouvir falar muuuito dela...)  descobriram o papel da Luteína como um excelente anti-oxidante para vários órgãos do seu corpo, incluindo a pele e os olhos.



Mas, afinal, o que essa maravilha em cápsulas faz por você?
A Luteína é um composto carotenóide presente em diversos legumes coloridos como a cenoura , o espinafre e muitas frutas.



Este anti-oxidante mostra-se protetor das plantas contra a fotossensibilização da clorofila, daí a idéia de se investigar este agente com propriedades contra os efeitos nocivos do SOL, entende?

Após intensas pesquisas ( para  a nossa alegria!) verificou-se  que a Luteína pode ser eficaz ajudando a diminuir  a inflamação e a imunossupressão induzidas pela radiação ultravioleta e , ainda, quem sabe, diminuir a chance do desenvolvimento de câncer de pele.
Vejam bem, não estou dizendo que a Luteína previne o câncer de pele, sabemos que este  processo de desenvolvimento do câncer é muito mais amplo e depende de muitos outros fatores além da exposição solar. Mas, diminuindo-se o efeito da inflamação causada pelo Sol, podemos tê-la como uma grande aliada nesta batalha contra as manchas e o câncer de pele, não é?


Ainda, estudos demonstram que a administração da Luteína oral aumenta a hidratação da pele e a sua elasticidade ( Oba!).
E, mais, a título de curiosidade, a Luteína é capaz de prevenir ouconter a progressão de uma doença que acomete a mácula dos olhos, a DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE, capaz de causar cegueira ou perda da acuidade visual em pessoas com mais de 65 anos.

Nesta condição, especialmente, se  me permitem abrir uma sessão "saudade", me lembro bem a minha avó Bárbara sofrendo deste mal. Ela não se conformava em perder a acuidade visual e não poder fazer nada para evitar. Na época consultamos um oftalmologista renomado no Rio de Janeiro e ele orientou trazer  um suplemento de vitaminas com a Luteína dos EUA, como uma medida paliativa, porque já estava avançada a degeneração, no caso dela.
Bom, queridíssimos, o fato é que agora a Luteína é nossa! Muitos polivitamínicos no Brasil a trazem em seus rótulos de maneira isolada ou associada a outros antioxidantes, completando e deixando a nossa suplementação ainda melhor. Um beijo grande e nos vemos logo!




5 comentários:

Rafael Oxen. disse...

como preventivo para a degeneração da macula ja conhecia, agora como anti-oxidante para a pele realmente é novidade.

Izabel disse...

Q maravilha!!
Já anotando para o dia da consulta, quero saber mais! ;)
Bjnhs...
Izabel

Anônimo disse...

Dra,
já faço uso do teína por dica daqui tb ehehhe
será que um dia vc pode fazer um post sobre micose de unha de pé, queria tratamentos, porque nada funciona :(
bjos adoro seu blog

silvia disse...

Eu já havia pesquisado bastante sobre essa substância porque descobri tambem que ela esta sendo usada em produtos para proteger a pele da luz visivel, inclusive eu tinha um protetor solar que tem luteina, é o Ensolei oil control fps 30, mas uma dermato me falou que tomar a Teina é mais comprovado cientificamente que ajuda a pele a se proteger da luz artificial.

Cristiane disse...

Boa Noite!!!
Gosto muito do seu blog e pretendo me tornar sua paciente!
Eu tomo Reaox há uns tres meses, tomo 1 drágea ao dia e cada drágea tem 10 mg de luteína. Recentemente na farmácia a vendedora me ofereceu o Centrium Select, e cada comprimido tem 2 mg de luteína. Você acha que posso substituir o Reaox pelo centrium select? Quantos comprimidos terei que tomar ao dia?
Obrigada!!!